Em 8
de janeiro de 1948 ocorreu um dos mais trágicos registros ufológicos da
Ufologia Mundial.
Neste dia vários pilotos de caças P-51 Mustang estavam em treinamento
no estado do Kentucky, nos Estados Unidos. Ao final do exercício o
Centro de Controle solicitou aos pilotos que investigassem a presença de
um estranho objeto que estava sendo captado por radar. O objeto surgiu
por volta das 13:15 e alarmou os militares americanos pois dirigia-se
para
Fort Knox, local onde são guardadas as reservas de ouro dos Estados Unidos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtq-sBgd4uFPV8kzf3dGhGAsj76WQnrnrthpcdGyWjvNntRRAdNYGo36kD21fklaBXtbym9k_whm-eNDosS5XJf76Ow7ECtQYGbSp8-P0ZAkk62sQycg4PmNllFqd9g6EnpTxbOpeuFLCM/s1600/mantel3.png)
A Esquadrilha era composta inicialmente por quatro aviões. Um deles
estava com combustível no fim e precisou retornar à base. Os outros três
caças dirigiram-se para o local determinado. Quando chegaram aos 7000
metros de altitude dois caças precisaram retornar pois não possuíam
equipamentos para grandes altitudes. Apenas o capitão
Thomas Mantell
permaneceu na perseguição ao objeto. Através do rádio Mantell relatava o
desenvolvimento da perseguição. Ele relatou que o objeto era de grande
porte (aproximadamente 70 metros de diâmetro), tinha superfície metálica
e deslocava-se a aproximadamente 350 Km/h. Os outros pilotos que
participaram da perseguição declararam posteriormente que o OVNI tinha
formato de cone branco na parte de baixo e vermelho na parte de cima.
Mantell permaneceu sozinho na perseguição e informa que abandonará o
objeto quando atingir a altitude de 6000 metros. Por volta das 15:15
horas, se ouve pela última vez a voz de Mantell no rádio:
"O objeto
está adiante e acima de minha posição, movimentando-se à mesma
velocidade de meu avião ou um pouco mais. Se eu não conseguir me
aproximar mais vou desistir". Pouco depois perde-se o contato por
rádio com Mantell. Menos de uma hora depois os destroços do avião são
encontrados. Eles estavam espalhados em um raio de vários quilômetros
indicando que o avião desintegrou-se durante o vôo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhK_l05fYlxx3P34LuuWnAF9sfWw7iJ1prLam9NRqDtKPD6_6gcEqPQWQCKEz_FDfNCO3TC1LmuMt85N8X3falBs2HDEZROcBghs7XmuJpr4eJPsOYac5_gtafHgbZ-mLYAyqcxyoy-5vP_/s1600/i1940.3.png)
O Governo Americano rapidamente colocou em funcionamento seu sistema de
acobertamento de fatos. Eles explicaram o incidente como fruto de erro
de interpretação dos pilotos. Eles teriam confundindo Vênus com um OVNI e
tentado persegui-lo. Quando atingiram mais de 6000 metros sofreram os
efeitos da altitude. Mantell teria subido demais e em determinado
momento perdeu os sentidos perdendo o controle de seu avião. Ufólogos
rapidamente contestaram os fatos pois o objeto havia sido captado pelo
radar o que exclui a possibilidade de o objeto ser o Planeta Vênus. Foi
então alegado que o mesmo seria um balão Skyhook da Força Aérea
Americana (USAF). Esta explicação também não faz sentido pois Mantell e
sua esquadrilha eram veteranos da Segunda Guerra Mundial tendo
participado das mais importantes batalhas travadas pelos americanos na
Europa. Ele e sua equipe tinham condições de identificar um balão. Além
disso a USAF não lançaria balões em área de treinamento militar no
momento em que houvessem aviões em manobras. E se por acaso houvesse um
lançamento o controle local seria informado dos testes com balões. E não
houve qualquer comunicação neste sentido.
Destroços do avião de Thomas:
Obrigado por ler! Aguarde por mais porque to adorando esse negocio de Blog!
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